ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 18/09/2013 às 09:15:53 - Atualizado em 18/09/2013 ás 09:15:53

 

Uerj abre inscrições para a fase final do vestibular 2014

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu nesta quarta-feira (18) as inscrições para o exame discursivo, que corresponde à fase final do vestibular 2014. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro e a taxa de inscrição custa R$ 90. Poderão participar da prova os candidatos que tenham sido aprovados em um dos dois exames de qualificação realizados pela Uerj.


Além de 5.601 vagas para vagas na Uerj, o processo seletivo seleciona os candidatos para ingresso nos cursos de graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) (198 vagas), e no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ) (50 vagas).


A prova será no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, e é composta por um exame discursivo uma prova de língua portuguesa e redação para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada prova.
O Exame Discursivo vale 80 (oitenta) pontos, que correspondem ao somatório da pontuação obtida nas três provas, considerando seus respectivos pesos, conforme o curso escolhido. Serão eliminados os candidatos que obtiverem zero em qualquer uma das três provas do Exame Discursivo.
O resultado final com os nomes dos aprovados será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014.


Cotas
O vestibular garante uma reserva de 45% das vagas da Uerj e do Uezo assim distribuídas:
a) 20% para estudantes que se autodeclararem como negro ou como indígena;
b) 20%  para estudantes oriundos da rede pública de ensino;
c) 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.